sexta-feira, 29 de abril de 2011

LIGANDO EQUIPAMENTO 220V EM REDE 127V

uma rede 127V. Por exemplo, um ar-condicionado 220V de fábrica, mas a casa só tem 127V disponível.
Bom, pode-se usar um transformador elevador monofásico, conforme imagem abaixo.
Transformador monofásico residencial
Imagem cedida pela Adftronik
Este transformador é enrolado na configuração autotransformador, ou seja, não há separação elétrica entre os circuitos primários e secundários.
A vantagem no uso dele é a facilidade de instalação (repare no plug já pronto para ligar o aparelho, descartando a necessidade de emendas). Sua aplicação também dispensa circuitos ou proteções adicionais (já que ele ainda estará instalado em um circuito monofásico (disjuntor monopolar)).
Porém, há desvantagens no seu uso. A primeira é quanto ao desperdício de energia. Por ser um equipamento, ele gasta energia na transformação da tensão (percebe-se um aquecimento durante seu uso). Quando a máquina 220V está desligada, o transformador continua consumindo (pois seu primário continua ligado à rede).
E se a residência tiver mais de um aparelho 220V, será necessário um transformador desse para cada equipamento (levando em consideração tanto a potência do equipamento quanto a do transformador).
Deste modo, ao optar pela instalação bifásica (e não pelo uso deste transformador), o cliente sai na vantagem em diversos aspectos:
  • Economia de energia (já que é uma máquina a menos na instalação);
  • Confiabilidade do sistema (já que perdas referente a mal funcionamento do transformador serão descartadas);
  • Possibilidade de ligar diversos outros equipamentos em circuitos bifásico 220V, sem custo adicional de transformadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário