sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONTATORES

O contator é uma chave mecânica, acionada por uma tensão de comando. É composto de três terminais de força (considerando o contator tripolar), um núcleo móvel, uma bobina de comando e os contatos auxiliares.

Os terminais de força são os que ligam a carga. A capacidade deles que indica o dimensionamento do contator. Por exemplo, LC1D40 da Telemecanique indica 40A nos contatos de força. São estes contatos que são comutados, conforme bobina de comando. A tensão máxima de interrupção pode ser maior do que a tensão de comando.
A bobina de comando é o que aciona o mecanismo de comutação. Ao energiza-la, geralmente com tensão menor do que a tensão de força, a bobina cria um campo magnético que movimenta o núcleo.

O núcleo móvel é o que de fato faz a comutação. Ao ser movimentado, por ocasião da energização da bobina, o núcleo desce e os contatos de força fecham. Ao desenergizar a bobina, o núcleo volta a posição de repouso e abre os contatos de força.

Os contatos auxiliares são contatos utilizados para o comando elétrico geral. Por exemplo, um contato NA ligado a um sinaleiro pode indicar a posição do contator: em repouso, o contato NA, normalmente aberto, estará aberto e o sinaleiro desligado. Ao energizar a bobina, o contato NA fecha, ligando o sinaleiro e indicando “Ligado”.

Os contatores também permitem o acoplamento de blocos auxiliares de contato extras. Normalmente, um contator vem com NA+NF. Se precisar de mais, pode-se adicionar mais um bloco NA+NF, ou NA+NA. Assim, ao energizar a bobina, todos os contatos comutam.

Alguns modelos também permitem o acoplamento de um rele térmico, para a proteção da carga, por exemplo, um motor. O rele encaixa perfeitamente no contator, dispensando o uso de uma base. Assim, os condutores de força entrarão no contator e sairão direto do rele para a carga.

A variedade de aplicação de contatores é imensa. Pode-se controlar uma carga de alta potência utilizando comando de baixa potência, 24Vdc, por exemplo.

Pode-se utilizar o contator para desligar uma carga no caso de falta de fase, no caso de circuito monofásico: a fase liga a bobina e a mesma fase passa pelos contatos de força para a carga. No caso de falta dessa fase, a bobina é desenergizada e o contator abre.

Há também os contatores auxiliares, que não possuem contatos de força, apenas os contatos auxiliares NA e NF. Diferente dos blocos de contatos auxiliares, que são acoplados a um contator já existente, os contatores auxiliares possuem as próprias bobinas de comando. Geralmente são utilizados quando se precisa de contatos de comando apenas (NA e/ou NF), com comando independente (bobina própria).

Há diversas aplicações. Entendendo o princípio básico de funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário